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Somos do curso de pedagogia 6º semestre da faculdade Anhanguera e autoras do blog Matematicalizando. Esperamos ser úteis. Daiana Marta 1161437208 Janine Nascimento Sousa 1157382475 Mayra Nélia Perrella 1184394232 Tauana Bastos Portante 2541421275 Thamires Garcez 2505003580

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

ATPS


Etapa 3

Passo 1
 
1.    Compras em lojas de supermercados. 
2.    Ônibus, valores de passagens. 
3.    Elevadores.
4.    Contas financeiras.
5.    Contagem do tempo de gestação acompanhamento do peso e semanas do bebê.
6.    Pesagem de Kg.
7.    Altura.
8.    Abastecimento de carro quantidade de gasolina
9.    Endereço, números de residências. 
10. Contagem de litros, como quantidades de líquidos, ex: sucos e cafés. 
11. Receitas, ex: quantidade de ingredientes.
12. Número de telefones.
13. Quilometragem.
14. Horas.
15. Canal de televisão.
16. Quantidade de pessoas em um ambiente.
17. Jogos numéricos, ex: Sudoko.
18. Data de nascimento.
19. Idade.
20. Calculadora.  
 
 
Passo 2

Plano de aula
 
Tema: Jogos da memória sobre as horas.
Faixa etária: 1º ano -  7 anos.
Objetivo: Verificar e reconher as horas através do jogo da memória.
Justificativa: Aplicaremos a atividade sobre as horas para reconhecimento de números e para que a criança esteja aptas a identificar as horas.
Desenvolvimento: Primeiramente vamos apresentar um relógio para as crianças , com o obejtivo de identificação dos números e imagem.
Em seguida, as crianças irão jogar em grupo afim de identificar a imagem do relógio correspondente a hora correta.
 
 
Description: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhftayRKwL8bfCQUg0r4Lsa3jBxfUNWCMWaRCOfcd01Bl070n1o1mbFOzxLZwfAFkEs9Owk-8oU3anwy0SPhZ_2ceDD4HVtK9pV0cESPdcufb-L57IlkhmZknr26Ys9DSv6dDoxksCrKDc/s1600/Domin%C3%B3-horas-468x605.jpg


Recursos: Relógio de parede, papel cartão, folha sulfite, tesoura e cola.
Avaliação:  Os alunos serão avaliados durante o desenvolvimento do jogo.
 
 

Plano de aulaCada tracinho corresponde a 5 mipandpeem no relógio, temos 60 minutos, ou seja, 1 a! um dia todo o pas horas doltas complntttttTo rTe
Tema: Completa o texto usando números.
Faixa etária: 1º ao 3º ano.
?elógio!hh
AssimCada tracinho corresponde a 5 minutos, multiplicando pelos 12 que Objetivo : - Resolver problemas que envolvam a utilização dos números em diferentes contextos.
Justificativa: Relação entre os números usando estimativa em contexto significativo.
Desenvolvimento:  
1ªetapa 
Distribua o texto e peça que os alunos preencham as lacunas em duplas. Diga que o importante não é indicar um número específico, mas saber justificar a opção e a relação entre os valores que serão completados. Ao fim do trabalho, solicite aos estudantes que expliquem suas decisões para toda a turma. Para os que necessitem, forneça uma lista que pode ser usada para consulta, como 150 / 4ª / 30 / 4 / 300 / 41 / 3 / 120 / 5ª / 5 / 25 / 80 / 8 / 7 e 1,5.

Recursos: Cópias do seguinte texto:
Na ___ se­ma­na de ­abril, nu­ma ___ fei­ra, cer­ca de ___ pessoas par­ti­ci­pa­ram da reu­nião da As­so­cia­ção de ­Pais e Mes­tres da escola. No en­con­tro, ___ as­sun­tos fo­ram discuti­dos. Os pre­sen­tes co­me­ram ___ sal­ga­di­nhos no to­tal e con­su­mi­ram ___ gar­ra­fas de re­fri­ge­ran­te de ___ li­tros cada. O pon­to prin­ci­pal da reu­nião foi a or­ga­ni­za­ção da Fes­ta Ju­ni­na. Foi de­ci­di­do que o even­to se­ria rea­li­za­do no dia ___ de ju­nho, ou se­ja, cer­ca de ___ ­dias de­pois do iní­cio das au­las e ___ ­dias an­tes do iní­cio das fé­rias de ju­lho. Es­ti­ma-se que ___ pes­soas com­pa­re­cerão à fes­ta, bem ­mais do que os ___ do ano pas­sa­do. Pa­ra ­elas, ha­ve­rá ___ bar­ra­cas de jo­gos e ___ bar­ra­cas de co­mes e be­bes. O pon­to al­to vai ser a qua­dri­lha, com ___ alu­nos par­ti­ci­pan­tes.
Avaliação: Prepare outro texto com base no modelo. Verifique se os alunos colocaram nas lacunas os números de acordo com o contexto pedido.
 
ETAPA 4

Passo 2
um dia todo o ponteiro das horas dá 2 voltas completas no relógio!
            Segundo Constance KAMII, a aprendizagem da matemática deve ocorrer de forma interativa e dinâmica, ele sugere algumas atividades que estimulem o cálculo mental, como os jogos matemáticos, que possuem regras e previsões. Os jogos promovem o calculo mental que é um exercício para o cérebro, quanto mais os alunos utilizam, maior será a compreensão da matemática e das resoluções de problemas no geral. O professor deve ensinar o aluno a pensar e a ter autonomia em sua construção na estrutura mental dos números e em todas as situações problemas.
Já o matemático Isaac Asimov, a matemática deve inicar pela maneira mais simples, que é a contagem nos dedos  ao superar essa etapa segue para a utilização do ábaco, até chegar ao sistema decimal.
 
Passo 3
Considera-se cálculo mental um conjunto de procedimentos de cálculo que podem ser analisados e articulados diferentemente por cada indivíduo para a obtenção mais adequada De resultados exatos ou aproximados, com ou sem o uso de lápis e papel.
O Cálculo mental é muito importante para que as crianças construam o conceito de números, estimulem o raciocínio e assim consigam associar raídamente uma solução para o problema encontrado.

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